Algomix

03 dicas para melhorar o seu rebanho de gado de corte

A nutrição animal do gado de corte possui um papel fundamental no desenvolvimento do rebanho, o que influencia diretamente na lucratividade do negócio como um todo.

Desta maneira, é imprescindível que o pecuarista conheça os conceitos básicos da nutrição animal e, principalmente, tenha o apoio de um profissional para melhorar o desempenho do seu gado.

Pensando nisso, a CBC resolveu criar este artigo com 03 dicas úteis para quem quer ver o seu rebanho crescer em peso e qualidade.

01 – Acompanhamento profissional

A primeira dica deste artigo é com relação ao acompanhamento profissional, que é fundamental neste processo, pois através do conhecimento técnico e prático do profissional especialista ele será capaz de formular uma dieta equilibrada para uma necessidade específica, alcançando assim todo o potencial de desenvolvimento do rebanho.

Além disso, o especialista em nutrição também é responsável pelo acompanhamento e análise dos animais durante toda sua vida, localizando possíveis problemas de saúde e, acima de tudo, solucionando-os de maneira efetiva, antes de causar qualquer dano a qualidade do corte.

02 – Escolha do tipo de produção

Outro ponto muito importante dentro da nutrição animal é quanto ao tipo de produção escolhido, afinal de contas, isso pode se dar de 03 maneiras diferentes:

  1. Confinamento;
  2. Semiconfinamento;
  3. Suplementação a pasto.

Desse modo, cada uma das opções apresentadas acima possui um custo e uma logística única, que deve ser muito bem avaliada pelo pecuarista, antes de tomar uma decisão. Afinal de contas, a escolha correta do tipo de produção pode ser o segredo do sucesso no manejo do gado de corte.

03 – Controle Alimentar

Na maioria das sedes, a pastagem é a principal fonte de alimentação de todo o rebanho, todavia, em alguns períodos a suplementação alimentar se faz bastante necessário por diversos fatores.

Entre estes fatores, podemos citar os longos períodos de estiagem, geadas e outros cenários de clima adverso onde a pastagem fique comprometida. E é justamente nesses momentos em que a suplementação afirma sua importância para a nutrição animal, ou seja, oferecendo os nutrientes que o gado não consegue retirar do pasto.

Mas, quando se fala em controle alimentar, não devemos focar somente nos suplementos, mas também no controle da quantidade água fornecida aos animais uma vez que falta, excesso ou má qualidade dela pode causar perdas como o atraso no ganho de peso e, em alguns casos, causar até mesmo a morte do animal.

feito com
icone criação de sites